Nossa Palavra – Previna-se, a Dengue está com tudo

Compartilhe esta notícia:

O Brasil vive um surto de Dengue e os casos da doença não param de subir em todas as regiões do país. Em Taquaritinga, mais ainda.

A cada dia que passa, os boletins da doença divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde de Taquaritinga mostram aumento nos casos positivos, deixando a população em situação de desespero total.

O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, para a maior disseminação da doença. E são nos meses mais chuvosos, entre novembro e maio, que a doença tende a espalhar. Por isso, é importante evitar focos de água parada, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém, idosos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.

Os principais sintomas da Dengue são: febre alta, acima de 38ºC, dor no corpo e articulações, dos atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Algumas pessoas ficam assintomáticas e outras apresentam sintomas ainda mais graves, como hemorragia. Ao apresentar sintomas, a recomendação dos órgãos de saúde é procurar um serviço médico.

Em Taquaritinga, a Unidade de Pronto-Atendimento – UPA 24h – diariamente, recebe um número grande de pessoas com casos positivos da doença, proporcionando muitas reclamações dos pacientes em relação ao tempo de espera.

Seria interessante e importante, que a Secretaria Municipal de Saúde, a fim de evitar esse desconforto da população no tempo de espera, e, como foi feito com a Covid-19, utilizar os ginásios de esporte para esse tipo de atendimento.

Talvez, essa fosse uma solução de momento.

Compartilhe esta notícia: